Saúde mental na pandemia de Sars-Cov 2

    Olá leitor, aqui é Idelfonso falando. Como todo sábado, trarei textos sobre saúde que falarão de diversos temas, atuais e históricos, e hoje é dia de falar da atualidade, mais exatamente sobre a pandemia em que vivemos. Felizmente, a atual geração nunca viu nada igual em termos de saúde pública no mundo todo, mas, infelizmente, a sociedade não consegue se adaptar à esta "nova vida" em que tentamos nos adequar, e pior ainda, todos nós fomos impactados negativamente por ela, seja direta ou indiretamente.
Coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 – Wikipédia, a ...
   
    A OMS, Organização Mundial da Saúde, braço da ONU responsável por cuidar de problemas de saúde a nível global, já reconhece que “O impacto da pandemia na saúde mental das pessoas já é extremamente preocupante. O isolamento social, o medo de contágio e a perda de membros da família são agravados pelo sofrimento causado pela perda de renda e, muitas vezes, de emprego.” Estas palavras são do atual diretor geral da entidade, Tedros Adhanom, em 14 de junho. A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) é a maior emergência de saúde pública que a comunidade internacional enfrenta em décadas. Além das preocupações quanto à saúde física, traz também preocupações quanto ao sofrimento psicológico que pode ser experienciado pela população geral e pelos profissionais da saúde envolvidos.
Dia Estadual da Saúde Mental: O Rio Grande do Sul como referência ...


    Segundo a própria OMS, Grupos populacionais específicos correm um risco particular de sofrimento psicológico relacionado à COVID-19. Os profissionais de saúde da linha de frente, confrontados com cargas de trabalho pesadas, decisões de vida ou morte e risco de infecção, são particularmente afetados. Durante a pandemia, na China, os profissionais de saúde relataram altas taxas de depressão (50%), ansiedade (45%) e insônia (34%) e, no Canadá, 47% dos profissionais de saúde relataram a necessidade de suporte psicológico. “De certa maneira, a pandemia de Covid-19 e todos os seus desdobramentos nos obrigam a entrar em contato com uma realidade que antes não nos atingia”, reflete o médico Felipe Corchs, do HC-SP.

    Mesmo com tudo parecendo estar contra o normal, e que a humanidade não durará muito mais se a pandemia persistir, a equipe de Saúde Mental da Unimed Fortaleza desenvolveram 7 dicas para manter a saúde mental neste momento difícil:

1 – Use a tecnologia a seu favor

O apoio social é fundamental para a qualidade de vida dos seres humanos. Neste momento em que ele é restrito, lembramos que o distanciamento físico é necessário, mas que falar sobre assuntos engraçados e interagir com os seus familiares e amigos é possível pelas redes sociais, telefones e aplicativos.

2 – Cuidado com o excesso de informações
 
Hoje em dia, o acesso às informações e notícias sobre o Covid-19 pode ser feito por meio da internet, redes sociais e televisão. Entretanto, o excesso de informação durante a quarentena pode ser entendido pelo seu organismo como uma sobrecarga de estímulos, o que pode aumentar os níveis de estresse e ansiedade.

3 – Procure hobbies e atividades que elevem seu bem-estar
 
As obrigações ocupam muito do seu tempo e você acaba não conseguindo um horário para realizar atividades que te fazem bem? Agora pode ser um bom momento para tentar encontrar um equilíbrio entre as suas obrigações e as atividades de interesse pessoal.

4 – Estabeleça e mantenha uma rotina diária

Muitas pessoas reclamam de suas rotinas, como se a repetição fosse algo chato e entediante. Entretanto, ela pode ser terapêutica, pois permite que você se organize e tenha sensação de controle, que também traz segurança e conforto emocional. Então, estabeleça e respeite os horários para dormir, acordar e fazer as refeições. Defina uma atividade, ainda que pequena, para cada período do dia: por exemplo, molhar as plantas de manhã, fazer exercícios físicos à tarde e ler um livro à noite. O equilíbrio é essencial para cuidar da sua saúde mental.

5 – Cuide bem do seu sono

A manutenção do horário que você dorme e acorda todos os dias, mesmo aos finais de semana e feriados, tem impacto positivo no funcionamento do nosso sono. Se você conseguir manter um padrão de sono de qualidade, acordará restaurado no dia seguinte, com mais energia e foco para suas atividades, bom humor e com seu sistema imunológico fortalecido!

6 – Reconecte-se com as pessoas que moram com você

Para que os laços entre você e seus familiares sejam reconectados e vocês possam passar por essa pandemia do novo coronavírus juntos, duas estratégias podem ser úteis: resgate da relação e respeito à privacidade, com equilíbrio entre ambas.

7 – Utilize a estratégia A.C.A.L.M.E.-S.E.

Criada pelo psicólogo e pesquisador Bernard Rangé, a estratégia A.C.A.L.M.E.-S.E pode ser muito importante em um momento de ansiedade mais intensa, como nos ataques de pânico. Esses ataques são crises de ansiedade caracterizadas pelo surgimento de vários sintomas físicos ao mesmo tempo e com forte intensidade, conheça alguns desses indícios:
  • Taquicardia (batimento cardíaco acelerado);
  • Respiração ofegante ou entrecortada (sensação de falta de ar);
  • Sudorese (aumento da transpiração não relacionada ao calor ou exercícios físicos);
  • Tremores;
  • Boca seca;
  • Mãos e pés frios;
  • Musculatura contraída e náuseas.

    Bem, espero que o texto traga algum auxílio neste momento extremo em que ainda vivemos. Até o próximo artigo, e leiam os outros artigos do site!!


Referências utilizadas:


B. SCHMIDT, M. A. CREPALDI, S. D. A. BOLZE, L. NEIVA-SILVA E L. M. DEMENECH. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estud. psicol. (Campinas) vol.37 Campinas 2020 Epub May 18, 2020. (Link)


http://www.paho.org/bra/covid19


http://www.onu.org.br/coronavirus


https://nacoesunidas.org/oms-o-impacto-da-pandemia-na-saude-mental-das-pessoas-ja-e-extremamente-preocupante/amp/


https://www.youtube.com/watch?v=pU2BJaTyaTI


https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/a-epidemia-oculta-saude-mental-na-era-da-covid-19/


https://www.unimedfortaleza.com.br/blog/cuidar-de-voce/saude-mental-na-pandemia


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

IPOMOEA CAIRICA, MAIS CONHECIDA COMO FLOR DE JITIRANA !

VOCÊ CONHECE O PLANALTO DA BORBOREMA?

Carcará