Pirâmide alimentar: História e contexto nacional

Entenda como funciona a Pirâmide Alimentar para montar o prato ideal

Introdução

A pirâmide alimentar é um instrumento, sob a forma gráfica, que visa orientar as pessoas para uma dieta mais saudável. É um guia alimentar geral que demonstra como deve ser a alimentação diária para uma população saudável, acima de 2 anos de idade.
A Pirâmide Alimentar Adaptada foi construída com os alimentos  distribuídos em oito grupos (cereais, frutas, vegetais, leguminosas, leite, carnes, gorduras e açúcares) de acordo com a contribuição de cada nutriente básico na dieta. Cada nível foi  apresentado em porções mínimas e máximas a serem consumidas de acordo com as dietas referidas. Nele, incentivava-se a ingestão de carboidratos - como massas, pães e cereais - em vez de gorduras. Essa pirâmide dividida em oito grupos que se localizavam entre quatro andares visava que o principal alimento a ser consumido deveria ser os carboidratos, seguido pelas frutas e hortaliças, em sequência leite e derivados, junto com carnes e leguminosas. No topo da pirâmide, os alimentos que deveriam ser raramente ingeridos: doces e gorduras e alimentos com alto índice de proteínas.

A sua história

A  pirâmide alimentar foi desenvolvida para ensinar alimentação saudável a indivíduos e populações. Seu primeiro modelo foi criado em 1991 pela Agência Regulamentadora de Alimentos e Medicamentos do Estados Unidos da América (FDA); com base nos conceitos da pirâmide foram lançados vários modelos por diferentes instituições, cada uma com um propósito. 
A Pirâmide Alimentar norte-americana é baseada em sete pontos principais: 
  • Ingestão de uma dieta variada em alimentos; 
  • Manutenção do “peso ideal”; 
  • Dieta pobre em gorduras, gorduras saturadas e colesterol; 
  • Dieta rica em vegetais, frutas, grãos e produtos derivados dos grãos; 
  • Açúcar com moderação; 
  • Sal e sódio com moderação, 
  • Bebidas alcoólicas com moderação.
Pirâmide alimentar: para que serve e versão brasileira - Brasil Escola


Mas, e no Brasil?

Existem vários tipos de pirâmides alimentares pelo mundo. Elas, normalmente, apresentam variações, pois cada região possui uma especificidade na dieta. No Brasil, por exemplo, a primeira pirâmide foi desenvolvida em 1999, entretanto, após esse período, ela recebeu reestruturação para se adequar melhor à realidade do nosso país.

Na pirâmide alimentar brasileira, os alimentos estão divididos em oito grupos dispostos em quatro níveis. Como cada alimento apresenta uma grande variedade de nutrientes, eles foram classificados de acordo com o nutriente que se apresenta em maior quantidade na sua composição.
Em cada um dos grupos presentes na pirâmide, é possível observar a quantidade ideal que deve ser ingerida. Observe abaixo os grupos alimentares e o total diário de quilocalorias recomendado:
  • Arroz, pão, massa, batata, mandioca: 900 kcal (6 porções por dia)
  • Legumes e verduras: 45 kcal (3 porções por dia)
  • Frutas: 210 kcal (3 porções por dia)
  • Carnes e ovos: 190 kcal (1 porção por dia)
  • Leite, queijo e iogurte: 360 kcal (3 porções por dia)
  • Feijões e oleaginosas: 55 kcal (1 porção por dia)
  • Óleos e gorduras: 73 kcal (1 porção por dia)
  • Açúcares e doces: 110 kcal (1 porção por dia)
Conclusão

Esta ferramenta é bastante utilizada pelo seu caráter didático e de fácil aplicação, conhecido em diversos países e usada com frequência nas escolas brasileiras. Entender ela é muito útil se quisermos seguir um modelo de vida mais saudável e menos danoso à nossa saúde, porque como disse Hipócrates há mais de 2400 anos: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”.

Pirâmide Alimentar - A Pirâmide Alimentar Brasileira -é em quatro ...


Referências utilizadas:

PHILIPPI et al. Pirâmide Alimentar Adaptada: Guia para escolha dos alimentos. Rev. Nutr., Campinas, 12(1): 65-80, jan./abr., 1999.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pirâmide_alimentar

https://brasilescola.uol.com.br/saude/piramide-alimentar.htm

https://www.fef.unicamp.br/fef/sites/uploads/deafa/qvaf/alimen_saudavel_cap1.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=Y5Jl9UAp-es

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IPOMOEA CAIRICA, MAIS CONHECIDA COMO FLOR DE JITIRANA !

VOCÊ CONHECE O PLANALTO DA BORBOREMA?

Carcará