Você sabe o que é assertividade?

Durante toda a vida, o ser humano vai se deparar com momentos em que terá que dizer não para as demais pessoas, sem que isso tanto lhe afete. Desde então,a pessoa poderá passar a agir com assertividade. Na Terapia, o paciente pode aprender como usar o não e o sim no momento exato, sem que isso lhe cause ansiedade.

Por várias vezes, as pessoas encontram-se em situações em que precisam dizer um não para alguém, diante de algum pedido direcionado a si. É nesse momento que o ser humano pensa várias vezes sobre a possibilidade de poder realizá-lo. Quando a possibilidade de atender ao pedido é impossível, a pessoa acaba pensando várias vezes sobre uma forma de dizer não e, muitas vezes, acaba dizendo sim para evitar machucar a outra pessoa. Sendo assim, acaba machucando a si própria, por ter dito um sim, onde na verdade caberia um não. Esse fato pode causar certo desconforto e até mesmo sentimento de incompetência. A partir daí, algumas desvantagens surgem na vida do ser humano. Pessoas que buscam agradar aos outros a qualquer custo, podem apresentar uma compulsão por agradar, a qual nasce por dificuldade na assertividade. Sendo assim, a pessoa que tenta agradar alguém e não consegue dizer não, vai levando desvantagens para o seu funcionamento, muitas vezes provocando tristeza e sensação de fracasso.

Desde a infância, algumas pessoas podem ter compulsão por dedicação excessiva. Muitas vezes, pode ocorrer um adoecimento pelo fato de nunca conseguir dizer não para alguém. O comportamento assertivo na vida adulta depende das experiências infantis vivenciadas pela pessoa. A dificuldade de se dizer não na contemporaneidade pode ser minimizada e o treinamento em habilidades sociais e assertividade pode ser potencializado. Que tal procurar um Psicólogo para te ajudar nessa dificuldade?

Quando as pessoas não agem com assertividade e dizem sim quando na verdade querem dizer não, machucando-se para não machucar alguma pessoa é como se elas começassem a esquecer de si para viver em torno da vontade dos outros. Essas pessoas são as chamadas passivas. Pessoas passivas são vistas como muito boazinhas, pois estão sempre dispostas a fazerem a vontade dos outros, mesmo que para isso elas precisem anular as suas próprias vontades. Por agirem sempre assim, em algum momento da vida as pessoas passivas sofrem uma diminuição em sua autoconfiança e autoestima e passam a apresentar um alto nível de estresse.

O Treinamento em habilidades sociais ajuda e favorece a um comportamento mais assertivo, sem medo do que as outras pessoas vão pensar de suas atitudes.

O treinamento em habilidades sociais mostra que ao dizer não, a pessoa não perde o valor que tem para outra e ainda conquista alguns ganhos, como por exemplo, a diminuição da ansiedade que antes existia, simplesmente por sentir medo de dizer não aos pedidos das demais pessoas.

Pode-se dizer que pessoas assertivas conseguem ser mais flexíveis que as não assertivas.

Rita de Cássia de B. Pereira

CRP 02/23855

Psicóloga Clínica em Vitória de Santo Antão

@cuidandodamenteedocoracao

81 98825-2264


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tanajura (as Formigas Agricultoras)

IPOMOEA CAIRICA, MAIS CONHECIDA COMO FLOR DE JITIRANA !

A GRALHA - CANCÃ