Acerola - Características, Propriedades, e Benefícios

O fruto da acerola .

A acerola, azerola, cerejeira-do-pará, cerejeira de barbados ou cerejeira-das-Antilhas (Malpighia emarginata) é um arbusto da família das malpighiáceas. o fruto se dá numa árvore chamada aceroleira. tem origem nas Antilhas, América central e norte da América do sul.


Curiosidades: O que é Malpighiáceas?

Malpighiaceae é uma família de plantas com flor, da ordem Malpighiales, que integra cerca de 73 géneros e mais de 1315 espécies,[3] todas nativas dos trópicos e subtrópicos. Cerca de 80% dos géneros e mais de 90% das espécies ocorrem no Novo Mundo (desde as Caraíbas e o sul dos Estados Unidos até ao norte e centro da Argentina), com o resto no Paleotropis (ÁfricaMadagáscar e na região Indomalaia até à Nova Caledónia e às Filipinas). São plantas maioritariamente polinizadas por abelhas especializadas na coleta de óleos florais que ocupam uma grande variedade de habitats,[4] estando presentes na maioria dos biomas terrestres da região neotropical.


fruto nasce na aceroleira, que é um arbusto de até três metros de altura, cujo tronco se ramifica desde a base e cuja copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores, de cor rósea-esbranquiçada, são dispostas em cachos e têm floração durante todo o ano. Após três ou quatro semanas, se dá sua frutificação. Por ser uma planta muito rústica e resistente, ela se espalhou facilmente por várias áreas tropicais, subtropicais e até semiáridas. A acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do alaranjado ao vinho, passando pelo vermelho. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente pelargonidina e malvidina.[3]

Sua superfície é lisa ou dividida em três gomos. Possui três sementes no seu interior. O sabor do fruto é levemente ácido e o perfume é semelhante ao da uva. Possui vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálciofósforoferro e, principalmente, vitamina C, que, em algumas variedades, chega a estar presente em até 5 gramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser oitenta vezes superior ao da laranja e ao do limão. A acerola está dividida em duas seleções: a acerola vermelha e a acerola laranja.


Aceroleira - ( Malpighia emarginata )


                                                    

                                                                        

Detalhes da mudança de coloração do fruto da aceroleira, e sua folhagem   


   CULTIVO 
 
Nos países de clima tropical, a acerola vem ganhando cada vez mais destaque em seu cultivo como bonsai de interior.   
 
O Fruto maduro da aceroleira
                               

No Brasil, foi, inicialmente, introduzida no estado de Pernambuco pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em 1955, por meio de sementes oriundas de Porto Rico, espalhando-se, a partir de então, para o Nordeste e outras regiões do país.[4]

O cultivo de acerola teve um forte crescimento a partir do final do século XX, sendo hoje uma importante cultura da Região Nordeste do Brasil, principalmente na agroindústria de polpa de fruta congelada.    









PROPRIEDADES

Acerola 
  
Saborosa e refrescante, só por esses motivos, a acerola ganharia espaço na nossa lista de compras, mas, para deixar tudo melhor, ela é tão nutritiva que muitos a taxam como planta medicinal.
Para começar, ela é uma das frutas com maior quantidade de vitamina C que existem. Cerca de 180 mililitros de suco dela tem a mesma quantidade de vitamina que 14 litros de suco de laranja. Outro “exagero” dela é na quantidade de vitamina A. Uma frutinha apresenta o mesmo valor nutricional que uma cenoura grande. E o melhor: com um valor calórico baixo. Uma porção com 100 gramas contém 32 calorias.


E os efeitos positivos só vão aumentando. A acerola é rica em ácido ferúlico, tanino, quercetina, ácido clorogênico que oferecem propriedades antioxidantes. Isso faz com que nosso organismo seja capaz de combater os radicais livres que são os responsáveis pelo envelhecimento.

Ela também dá um upgrade no metabolismo, porque a grande quantidade de vitaminas do complexo B presentes em sua composição ajuda o organismo no processo de absorção de proteínas, carboidratos e gorduras, fazendo com que nossa máquina interna funcione de forma mais eficaz.

Pode não parecer, só que a frutinha é rica em fibras. Por isso, principalmente quando consumida natural, ela favorece o sistema gastrointestinal. Isso significa que a acerola pode tratar constipações, disenterias, etc. Como se não bastasse esse monte de características positivas, a acerola melhora a saúde cardíaca por conta de todos nutrientes, especialmente o potássio, o cálcio e o magnésio, presentes em altas quantidades.


BENEFÍCIOS 

Não há dúvidas de que a acerola é uma fruta deliciosa que pode ser consumida a qualquer momento. Mas, não são todos que conhecem os incríveis e surpreendentes benefícios da acerola para o nosso organismo.



Acerola


Melhora a saúde da visão

A visão é extremamente beneficiada pela vitamina A presente na acerola. Como veremos adiante, esta fruta é capaz de fornecer quantidades incríveis de vitamina A que é tão essencial para a visão.

Fornece vitamina C

acerola é uma das frutas com maior quantidade de vitamina que existem. Cerca de 180ml de suco de acerola tem a mesma quantidade de vitamina C de 14 litros de suco de laranja. Seu consumo é incentivado devido aos benefícios desta vitamina.

Fornece vitamina A

Uma única acerola é capaz de fornecer a mesma quantidade de vitamina A que uma cenoura inteira. Isso significa que a mera ingestão de duas acerolas é o suficiente para fornecer as quantidades necessárias de vitamina A ara nosso organismo.

Rica em antioxidantes

A acerola é rica em ácido ferúlico, tanino, quercetina, ácido clorogênico que oferecem propriedades antioxidantes. Isso faz com que nosso organismo seja capaz de combater os radicais livres com facilidade.

Previne escorbuto

Embora não seja uma doença muito comum hoje em dia, o escorbuto pode ser evitado e tratado com acerola, graças aos seus altos níveis de vitamina C.

Ajuda a perder peso

A acerola tem a capacidade de auxiliar na perda de peso, pois além de ser uma facilitadora do funcionamento do metabolismo, possui baixíssimas quantidades de gorduras e calorias.

Previne câncer de pulmão

Pode prevenir o câncer do pulmão por ser capaz de impedir o crescimento e desenvolvimento anormal de células cancerígenas dos pulmões.

Aumenta a imunidade

Por ser extremamente rica em ácido ascórbico, ou vitamina C, a acerola é capaz de aumentar a imunidade, prevenindo gripes e resfriados.

Melhora o metabolismo

A grande quantidade de vitaminas do complexo B presentes na acerola ajudam nosso organismo no processo de absorção de proteínas, carboidratos e gorduras, fazendo com que o metabolismo funcione de forma mais eficaz.

Previne o “estresse oxidativo”

O “estresse oxidativo” é basicamente o que traz o envelhecimento precoce. O consumo de acerola, graças aos seus antioxidantes, é capaz de prevenir o estresse oxidativo de forma rápida e eficaz. Aconselha-se ao menos duas acerolas por dia.

Reduz o açúcar no sangue

Os antioxidantes presentes na acerola, quando tomados em forma de suco, são capazes de trazer benefícios no controle de níveis de açúcar no sangue. Portanto reduz riscos de diabetes, hiperglicemia e etc.

Previne problemas gastrointestinais

As acerolas são ricas em fibras, fazendo com que o nosso sistema gastrointestinal seja favorecido, uma vez que seus processos serão facilitados. Isso significa que a acerola pode tratar diarreias, constipações, disenterias e etc.

Melhora a saúde cardíaca

Todos os nutrientes presentes na acerola auxiliam na manutenção de nosso sistema cardiovascular, em especial o potássio, cálcio e magnésio, presentes em altas quantidades.

Aumenta produção de colágeno

A vitamina C presente na acerola faz com que os níveis de produção de colágeno de nosso corpo aumentem, favorecendo assim o combate ao envelhecimento precoce das células.

Fornece nutrientes essenciais

Como vimos, a acerola é rica em vitaminas A e C. Porém, também possui grandes quantidades de nutrientes essenciais para nosso organismo. Podemos citar o cálcio, zinco, cobre, magnésiopotássio e também as vitaminas B1, B2, B3, B5 e B9.


Lembrando gente, que essa artigo é um resumo onde trouxemos curiosidades, informações, e fatos sobre esse fruto muito popularizado em todo mundo, que é um dos frutos muito importante para a economia do nosso município 

E aí? Gostou da matéria? Deixa teu comentário e compartilha essas informações com teus amigos e familiares . Obrigada e Até a próxima


Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Malpighiaceae
https://pt.wikipedia.org/wiki/Acerola
https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/4454-acerola-beneficios-para-a-saude/
https://esbrasil.com.br/propriedades-acerola/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IPOMOEA CAIRICA, MAIS CONHECIDA COMO FLOR DE JITIRANA !

VOCÊ CONHECE O PLANALTO DA BORBOREMA?

Carcará