O Iluminismo o "Século das Luzes"

    O iluminismo, também chamado de "Século das Luzes" foi um movimento intelectual e filosófico que mudou o rumo da história contemporânea tendo início na Europa durante o século XVIII, Período conhecido como o século da Filosofia.

 


    Durante o período da idade média as sociedades se desenvolveram baseadas em dogmas, a religião católica acabou se entrelaçando cada vez mais no poder, criando lideres absolutistas, logo eles detinham todo o poder (político, militar, espiritual, econômico...) a desigualdade social era cada vez maior onde clérigos(igreja) e nobres (família real) viviam uma vida de luxo com festas e castelos muito bem ornamentados as custas do POVO e da população analfabeta da época.


    Esse sistema era "permitido" devido a um fator, a IGNORÂNCIA, essa manipulação do conhecimento se deu por muitos anos de tal forma, o cristianismo, que tendo o poder do conhecimento e em posse da "Bíblia" simplesmente criava e ditava regras, e a sociedade cumpria cegamente por não ter um entendimento de leitura e quem não cumprisse era considerado herege tendo penas severas como TORTURA e MORTE.


    Mais ainda bem que existem pessoas corajosas e pensantes na história da humanidade; foram essas pessoas que começaram a expor as suas ideias com o objetivo de fazer uma "Reforma Total" na sociedade, e essas ideias posteriormente começaram a ser chamadas de ideias iluministas, em outras palavras, eles começaram uma luta contra a ignorância das pessoas.


John Locke 

John Locke 1632-1704


Um dos pioneiros do iluminismo foi John Locke (1632-1704), um filósofo inglês que defendeu a ideia da valorização da Racionalização e dos direitos naturais do homem, ele escreveu sua obra "2 tratados sobre o Governo" sobre a importância da utilização da razão do homem e como que ela é a única responsável por moldar nossa sociedade, aliás a nossa realidade.

    Além disso ele aplicava dentro dos direitos naturais do homem a "liberdade", dando o direito a todo homem de ser livres e iguais perante si e direito à propriedade privada.




Montesquieu 

Montesquieu 1689-1755


   
No ano de 1748 surgiu o Francês Montesquieu (1689-1755) que publicou sua obra "O espirito das leis" com uma bela proposta. o poder deve ser dividido em 3 corpos diferentes (Executivo, Legislativo e Judiciário) dessa forma o poder não ficaria concentrado em um lado e o equilíbrio prevaleceria.

  



 Diderot

    

    Surge também um Francês chamado Diderot (1713-1784), ele publicou uma obra chamada (em tradução livre) "Cartas sobre os cegos para uso daqueles que o veem" nessa obra ele explica todo o processo de amadurecimento próprio desde o seu tempo Deísta até se tornar Ateu, e Adivinhem só... Ele foi Preso! 

    Porém após conquistar sua liberdade teve uma brilhante ideia, se a Bíblia Sagrada tinha todo o conhecimento superior das respostas do mundo até o momento, ele ia compilar um livro com todo o conhecimento cientifico já descoberto até então, e foi nesse momento que começou a trabalhar por 21 ANOS pra criar a obra conhecida hoje como "Encyclopédie", uma grande obra contendo 35 volumes 71 818 artigos e 2885 ilustrações seus últimos volumes foram publicados em 1772, naquele momento estava nascendo mais uma forma de se adquirir conhecimento cientifico, de uma forma muito mais plausível do que simplesmente "Faça-se a Luz", uma ideia nada menos que Genial para a época. 

Encyclopedie 1751-1772



    Surgiram também outros filósofos muito importantes na época como o francês Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) que dizia "O homem nasce bom, a sociedade o corrompe" inclusive ele criticava muito a sociedade privada, dizendo que isso fazia parte da mudança de pensamento que tornava o homem em uma criatura má.

Nessa altura do campeonato a coisa já estava muito feia e só precisava de uma faísca pra tudo explodir e começar uma alteração social, e essa faísca veio com a Revolução Francesa, o tema do nosso próximo artigo aqui no Blog. 


Citações:

"Mais fácil avaliar o espirito de qualquer pessoa pelas suas perguntas, do que pelas suas respostas."  John Locke 

"Posso não concordar com nenhuma palavra que disseste, mas defenderei até a morte teu direito de dizê-las."   Quase Voltaire

"O homem nasceu livre e por toda parte, vive acorrentado."   Jean-Jacques Rousseau

"Se não quer repetir o passado estude-o."    Baruch Spinoza



    Notou quantos pensadores, principalmente franceses, participaram do movimento iluminista? Então aguarda aí que tem muito mais história sobre ideias que mudaram o nosso Mundo.



    Ah, e lembrando que logicamente isso é só um breve resumo do assunto, é só um vislumbre de todo conhecimento necessário para que possamos nus aprofundar mais ainda nesse assunto importantíssimo, fundamental pra que entendamos nossa sociedade.



    E aí, gostou da matéria que acabou de ler? Percebeu a importância da filosofia para nos livrarmos das amarras da ignorância? Pode deixar seu Feedback aí nos comentários. Obrigado e Até a Próxima!




Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Iluminismo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_XIV_de_Fran%C3%A7a

https://www.google.com.br/search?q=diderot&tbm=isch&ved=2ahUKEwj4mvW5367qAhVZMrkGHR47B_kQ2-cCegQIABAA&oq=diderot&gs_lcp=CgNpbWcQARgAMgQIABBDMgIIADICCAAyAggAMgIIADICCAAyBAgAEB4yBAgAEB4yBAgAEB4yBAgAEB46BAgjECc6BQgAELEDUJAjWN0zYKQ7aABwAHgAgAHEAYgBwQmSAQMwLjeYAQCgAQGqAQtnd3Mtd2l6LWltZw&sclient=img&ei=v-r9Xri_Mdnk5OUPnvacyA8&authuser=0&bih=881&biw=1280&hl=pt-BR#imgrc=FZNPwOijPFGPoM

https://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia

https://www.mundovestibular.com.br/estudos/historia/iluminismo#:~:text=Iluminismo%20%C3%A9%20um%20movimento%20cultural,e%20econ%C3%B4mica%2C%20defendidas%20pela%20burguesia.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

IPOMOEA CAIRICA, MAIS CONHECIDA COMO FLOR DE JITIRANA !

VOCÊ CONHECE O PLANALTO DA BORBOREMA?

Carcará