Cálcio - Nas células e nos ossos

     Olá! Idelfonso falando. Hoje, continuando as postagens sobre as vitaminas e os minerais, falarei sobre um dos minerais mais interessantes: o Cálcio, do latim calcium, foi isolado pela primeira vez em 1808, em uma forma impura, pelo químico britânico Humphry Davy mediante a eletrólise de uma amálgama de mercúrio (HgO) e cal (CaO). É armazenado no Retículo endoplasmático das células. Atua como mediador intracelular, cumprindo uma função de segundo mensageiro como, por exemplo, o íon Ca2+, que intervém na contração dos músculos. Também está implicado no controle de algumas enzimas quinases que realizam funções de fosforilação como, por exemplo, na proteína quinase C (PKC). O cálcio participa de funções enzimáticas de maneira similar à do magnésio em processos de transferência do fosfato como, por exemplo, a enzima fosfolipase (A2). Ainda interfere nos processos de transcrição, ativação de genes e apoptose.

                                 Os derivados do leite são os principais fornecedores de cálcio

    O cálcio, mineral que é fonte de manutenção das células do organismo,  é responsável por dar resistência e força aos ossos. O cálcio é um nutriente importante para o funcionamento do corpo, além de ser o mineral em maior quantidade no organismo. Estima-se que 1% a 2% do peso corpóreo de um adulto esteja na forma de cálcio. Além disso, 99% do cálcio presente no corpo está localizado nos ossos e dentes. O cálcio possui as mais variadas funções, sendo a principal a formação de ossos e dentes. Uma dieta com quantidades de cálcio adequadas é fundamental para a manutenção da massa óssea, garantindo, assim, a integridade do esqueleto.

    O cálcio também tem participação nas funções neuromusculares. Nas fibras musculares, por exemplo, o influxo de cálcio para o interior da célula promove reações que desencadeiam a contração muscular. Além disso, o cálcio atua: como mensageiro no interior das células; ao se ligar com proteínas e fosfolipídios, promove a permeabilidade da membrana; e, em algumas células, como as presentes nas adrenais, é responsável pela secreção de hormônios. Outro papel importante do cálcio diz respeito à coagulação, uma vez que é responsável pela ativação de fatores que possibilitam esse processo. A pressão arterial também apresenta relação com a quantidade de cálcio ingerida. Pesquisas indicam que uma alimentação com níveis de cálcio adequados previne e ajuda no tratamento da hipertensão arterial.

    A Organização Mundial de Saúde recomenda que um adulto deve ingerir, em média, 1000 mg de cálcio diariamente. Vale destacar que as recomendações variam com a idade e também levam em consideração se uma mulher está ou não grávida. De maneira geral, não há diferenças de um sexo para outro, e a recomendação é maior para as fases de crescimento e para idosos. As principais fontes de cálcio são, sem dúvidas, os leites e derivados, mas alguns peixes e vegetais também podem fornecer esse nutriente. Se ingerido dentro das recomendações, esse mineral evita doenças como a osteoporose, obesidade, câncer de cólon e até mesmo hipertensão arterial.

    Veja abaixo alguns alimentos e a quantidade de cálcio encontrada segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO):

  • Laranja-lima (180g) – 56 mg de cálcio.
  • Leite integral ( 1 copo) – 295 mg de cálcio.
  • Mamão formosa (170g) – 42 mg de cálcio.
  • Pão de queijo (2 unidades médias) – 41 mg de cálcio.
  • Pescada frita (120g) – 454 mg de cálcio.
  • Queijo fresco (56 g) – 324 mg de cálcio
  • Sardinha assada (50g) – 219 mg de cálcio.

    Como vimos acima, este mineral tem papeis diversos essenciais no nosso organismo. Sua suplementação deve sempre ser supervisionada por um nutricionista. Se quiser, comente abaixo, dê sugestões de temas e acompanhe os nossos posts no blog. Até a próxima!

Referências utilizadas:

https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A1lcio

https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/importancia-calcio.htm#:~:text=O%20c%C3%A1lcio%20%C3%A9%20um%20nutriente,localizado%20nos%20ossos%20e%20dentes.

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34598-saiba-mais-sobre-o-calcio-mineral-responsavel-por-fortalecer-os-ossos

https://www.sonutricao.com.br/conteudo/micronutrientes/calcio.php


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tanajura (as Formigas Agricultoras)

IPOMOEA CAIRICA, MAIS CONHECIDA COMO FLOR DE JITIRANA !

A GRALHA - CANCÃ