DEMOCRACIA

Uma breve retrospectiva sobre democracia 



Àgora Ateniense
Ágora ateniense
     O termo democracia vem do grego antigo (demos = povo; kratos = poder; democracia = poder do povo) para denotar os sistemas políticos existentes em cidades-estados gregas, sendo Atenas considerada a principal entre elas nesse quesito. No sistema político ateniense, os cidadãos participavam diretamente das discussões e decisões políticas em uma espécie de praça pública, conhecido com ágora, eles criaram a democracia direta, porém, apenas homens, filhos de pai e mãe atenienses, livres e maiores de 21 anos eram considerados cidadãos, e esses eram cerca de 15% de toda população. 
             
    Com a expansão e invasão dos grandes impérios do ocidente a Grécia perdeu sua autonomia política, e foi pouco antes do surgimento do último grande império do mundo (em questões territoriais) que a fagulha da democracia veio a reaparecer, na República Romana.
    O período republicano de Roma é datado cerca de 509 a.c. à 44 a.c. com a nomeação de Júlio César como ditador perpétuo, seu modelo político inspirou muitos pensadores ao longo dos séculos, contribuindo mais com as ideias contemporâneas de democracia do que a Grécia, porém, apenas uma minoria dos romanos eram considerados cidadãos aptos a votar nas eleições para representantes, era a democracia indireta ou representativa.  

A liberdade guiando o povoEugène Delacroix
    Depois de uma longa recessão a democracia foi ressuscitada pela Revolução Francesa, que pôs em pauta os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade, a ideia de nação e de cidadão tal como às temos hoje, e é de lá que vem a ideia de registrar todos os direitos do povo em um documento maior chamado Constituição, e em 1792 a primeira república francesa instaura o primeiro sufrágio completo (todos os homens maiores de idade tem direito a voto). Os ideais da revolução logo se espalharam, mas apenas em 1893 que foi instaurado o primeiro sufrágio universal (direito de homens e mulheres ao voto) pela Nova Zelândia. 

    À partir do século XX houveram no mundo várias ondas democráticas assim como ondas ditatoriais substituindo-as, o que nus mostra que conflitos, condições e disputas de poder internas e externas podem dissolver facilmente um regime democrático. 

Democracia no Brasil



    A primeira constituição brasileira foi imposta por D. Pedro I em 1824, e o colocava como poder
moderador (um cargo de poder acima do executivo, legislativo e judiciário), as eleições eram indiretas e quem tinha o direito de votar eram homens livres, acima de 25 anos e com renda anual acima de 100 mil reis, essa constituição durou 65 anos, quando elites cafeeiras e o exército, apoiados pelo governo norte americano instauraram a segunda constituição brasileira em 1891, e definia o direito de voto aos homens, exceto mendigos e analfabetos, essa constituição durou 39 anos, quando Getúlio Vargas para amenizar revoltas e tornar legitima sua posse formou uma assembleia constituinte e em 1934 criou a terceira constituição brasileira, que dava direito de voto as mulheres, essa constituição durou 3 anos, até que o próprio Getúlio no fim do seu mandato deu um golpe de estado e criou a quarta constituição brasileira, que extinguia os direitos democráticos do povo, esse período ficou conhecido como Estado Novo, que teve seu fim com a queda do governo de Getúlio e a instauração da quinta constituição brasileira em 1946 que tinha novamente caráter democrático, e durou 18 anos, tendo seu fim no golpe militar de 1964, em 1967 foi instaurada a sexta constituição brasileira, que legitimava o golpe, a sétima e última constituição se deu apenas em 1988 com o fim do regime militar, o respeito à democracia para a escolha presidencial deu-se somente pelo forte movimento "Diretas já", que mobilizou milhões de pessoas pelo país, essa constituição possibilitou as eleições diretas e o voto para mendigos e jovens (a partir de 16 anos).
    
    Especialista mostram que o tempo em que vivemos não é terreno seguro para os direitos populares, com o crescimento e influencia lobista das multinacionais, o desenvolvimento da propaganda, o controle de massa promovidos pela mídia e os interesses externos em um mundo globalizado, a democracia pode se tornar (se não é que já se tornou) um mero detalhe nas disputas de poder entre os grandes grupos financeiros. E esse é um problema que se torna ainda mais acentuado em sociedades que foram colonizadas, devido a desigualdade social, carência escolar e desinformação política, características encorajadas e mantidas por um sistema político de democracia "fraca" ou de pouca representatividade popular.


frases e citações 


    " O meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado." 
Albert Einstein

       
    " A democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo."
                                                                                                       Abraham Lincoln

    
    " A democracia é o pior dos regimes políticos, com exceção de todos os demais."
Winston Churchill

    "Todos os males da democracia se pode curar com mais democracia"
Alfred Emanuel Smith

    " A democracia surgiu quando, devido ao fato de que todos são iguais em certo sentido, acreditou-se que todos fossem absolutamente iguais entre sí."
Aristóteles 

    " Democracia é a forma de governo que o povo imagina estar no poder. "
Carlos Drummond de Andrade

    " A propaganda representa para a democracia aquilo que o cassetete significa para o estado totalitário. " 
Noam Chomsky

    

  Atenção:
    O leitor do texto à seguir deve atentar-se ao fato de que a história, conceito e valores que foram e são ensinados hoje, em sua grande maioria são de caráter eurocêntrico e etnocêntrico, por uma questão de colonização político/cultural/ideológica, e que todas as opiniões que divergem ou divergiram do berço europeu nesse exato momento estão sendo ou já foram dizimadas.


    Gostou do texto que acabou de ler? deixe seu feedback pra que continuemos melhorando e aprendendo juntos sobre as instituições ou ideais que regem nossa política. Obrigado e até a próxima!


Fontes:
    

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

IPOMOEA CAIRICA, MAIS CONHECIDA COMO FLOR DE JITIRANA !

VOCÊ CONHECE O PLANALTO DA BORBOREMA?

Carcará