Bonsai a técnica milenar

Bonsai essencialmente se trata de uma técnica utilizada em árvores das mais diversas espécies com o objetivo de "miniaturizá-la" inspirada em formas existentes na natureza.
Bonsai de pinheiro negro japonês
(Pinus thunbergii)

A palavra bonsai "japonês bon-sai" significa (cultivado, plantado em bandeja ou vaso) porém um bonsai precisa ter outros atributos além de simplesmente estar plantado em um vaso ou bandeja rasa. A planta deve ser uma réplica de uma árvore da natureza em miniatura, deve simular os padrões de crescimento e os efeitos da gravidade sobre os galhos além das marcas do envelhecimento e a estrutura geral dos galhos
Embora a palavra"bon-sai"seja japonesa, essa arte tem origem no império Chinês por volta de 700 a.c. ainda com outro nome o "pun-sai" que tratava-se de uma técnica especial para cultivar arvores anãs em bandejas rasas originalmente só a elite da sociedade praticava o "pun-sai" com espécimes nativas da região, e assim as arvores foram espalhadas por toda china sendo um presente considerado de luxo. 


Por ser uma técnica usada a bastante tempo no ocidente hoje temos espécimes de bonsai seculares e até milenares, visto que cada planta tem uma longevidade única que varia de especie para especie o povo japonês teve bastante tempo para aprimorar sua
técnicas e escolher as arvores que mais se encaixavam ao padrão da técnica "bon-sai" tendo hoje mais de 35 especies incluindo os tão famosos bonsais frutíferos como cerejeira, amora e acerola entre outros podem ser encontrados bonsais em vários tamanhos sendo que a maioria fica entre 5 cm e 85 cm. os bonsais medindo até aproximadamente 25 cm podem ser chamados "shohin" os bonsais com menos de 7 cm são chamados de "nano".








"faça seu bonsai ficar parecido com uma árvore e não sua árvore parecida com um bonsai
Jhon Yoshio Naka (1914-2004)











e então o que achou da nossa matéria ? tem duvidas ou perguntas sobre esse incrível reino das plantas?
Deixa seu comentário ai pra agente saber e tirarmos nossas dúvidas juntos!
Até a próxima.



fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IPOMOEA CAIRICA, MAIS CONHECIDA COMO FLOR DE JITIRANA !

VOCÊ CONHECE O PLANALTO DA BORBOREMA?

Carcará