Você sabe oque é uma APP ?

     Olá Vitorienses! VOLTEI! Se eu perguntar a vocês o que é um App ("épi"), é capaz de boa parte responder que são aplicativos que instalamos no celular, mas se eu mudar a fonética para APP (“a pê pê") vocês podem se confundir, rs. Brincadeira a parte, deixa eu explicar logo isso à vocês porque o que eu tenho pra explicar não tem nada a ver com o celular.


As atividades humanas, em conjunto com o crescimento demográfico e econômico, causam pressões ao meio ambiente, e consequentemente degradando-o (isso não é novidade). Mas, visando preservar o meio ambiente e os recursos naturais existentes nas propriedades, o poder legislativo (responsável pela criação de leis) instituiu no ordenamento dessas propriedades, que é feita por meio de uma criação de uma área de proteção, onde não se pode construir, plantar ou explorar para atividade econômica. O nome dado a essa área de preservação é APP, uma abreviação de Área de Preservação Permanente.  Vamos para a definição?



Pelo Código Florestal Brasileiro,  Área de Preservação Permanente é:
"Área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas"

 

Se ficou alguma dúvida, ou ficou difícil de entender até aqui, separei um vídeo bem didático, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, que passa essas informações de forma mais leve, se tiver com pressa recomendo que veja o primeiro minuto do vídeo que já é o suficiente:



Teoricamente, nas APP às margens dos rios deveria existir uma faixa de vegetação preservada e ecologicamente estável, com vistas à contenção de enxurradas, redução do assoreamento da calha do rio, fornecimento de matéria orgânica para as cadeias alimentares, infiltração do escoamento superficial, etc. No entanto, o processo de urbanização desordenado e sem planejamento que acontece em todo o país, fez com que as faixas de vegetação original fossem desmatadas e as APP ocupadas deliberadamente por moradias, comércios etc.


Como eu trouxe na minha primeira coluna do Blog, o Rio Tapacurá é o principal rio da cidade e por estar situado no perímetro urbano, a revitalização das APP representaria um importante instrumento para a recomposição da paisagem e para a utilização de seu potencial paisagístico, com a criação de espaços de lazer e ecoturismo (parques ou unidades de conservação municipais), além de ajudar na manutenção da qualidade do recurso hídrico.



Alguns projetos já foram realizados visando à proteção das margens do Rio tapacurá:

2001 - Gestão Ambiental do Rio Tapacurá - Plano de Ação (UFPE)
|
2009 - "Reflorestágua: Reflorestando e Protegendo as águas do Tapacurá" (SNE)
|
2013 - Reflorestamento de uma área de mata ciliar do Rio Tapacurá, como instrumento para a educação ambiental (UFPE)

Esses não são todos os projetos já realizados em prol do rio, apesar de todo esse trabalho feito tanto de reflorestamento das matas ciliares quanto de reeducação ambiental, nenhuma ação significou uma mudança efetiva  na recuperação das áreas permanentes.


Agora eu deixo uma pergunta pra finalizar esse artigo, Vocês acham que já está na hora de um outro projeto de proteção desses rios? | Educação Ambiental é tão relevante quanto o reflorestamento? O Rio Tapacurá é o principal da cidade e já se encontra em vulnerabilidade, mas existem outros cursos hídricos que compões a hidrografia do município, que também podem estar em risco, olha esse mapa abaixo que produzi pra conhecer outros rios da cidade, e qualquer duvida estou sempre a disposição pra conversar, Abraços e Se cuidem !!!!



FONTES:

Comentários

  1. Ótima matéria, muito importante pra nossa cidade, parabéns !!! ��������

    ResponderExcluir
  2. Parabens Caio, além da leitura estar muito didática é um assunto de extrema importância para o povo vitoriense ✨

    ResponderExcluir
  3. Interessante e muito importante, acho que é necessário sim essa educação ambiental e a revitalização/reflorestamento, só que pra isso acontecer as pessoas precisam saber respeitar, apoiar e preservar essa iniciativa, tomara que aconteça o quanto antes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

IPOMOEA CAIRICA, MAIS CONHECIDA COMO FLOR DE JITIRANA !

VOCÊ CONHECE O PLANALTO DA BORBOREMA?

Carcará