IPOMOEA CAIRICA, MAIS CONHECIDA COMO FLOR DE JITIRANA !

     E ai pessoal, tudo bem com vocês?. Espero que todo mundo estejam bem, se protegendo, se sair, usando a mascara e todas as medidas possíveis e necessárias de saúde, para continuarmos enfrentando essa pandemia, que não ta fácil não viu. Vamo se ligar.
      Bom hoje eu vim falar de uma florzinha, que eu acredito que aqui em vitoria e em outros locais daqui do nosso estado e fora dele, todo mundo já viu, em cerca, em jardins, em arvores, em plantações, conhecida como Corda de viola, alguns agricultores também chamam ela de '' erva daninha'', por causa da sua capacidade de expansão, que muitas vezes invadem plantações. Uma linda trepadeira, de varias cores, ela é conhecida aqui como FLOR DE JITIRANA, mas ela tem outros nomes viu? e vem de longe. Bora conhecer ?


BIOLOGIA 
   
NOME CIENTIFICO : IPOMOEA CAIRICA 
NOME POPULAR : IPOMÉIA, JITIRANA, CORRIOLA, CAMPAINHA, CORDA - DE - VIOLA, GLORIAS - DA - MANHÃ
FAMÍLIA : CONVOLVULACEAE 
DIVISÃO : ANGIOSPERMAE
ORIGEM : MÉXICO, E AMERICA CENTRAL
CICLO DE VIDA : ANUAL

   Flor de Jitirana, como localmente aqui é conhecida é uma espécie do gênero Ipomoea, nativa do México e da América central. Esse nome minha gente  '' IPOMOEA'' é de origem grega onde eles fazem uma referencia ao comportamento das suas folhas que se abrem durante a noite ou durante o dia. A palavra '' IPO'' vem do Ips que significa entrelaçados. Como toda Trepadeira, a planta se enlaça ao redor de estruturas ou rochas, como aqui é visto com seus galhos. Crescendo a uma altura de 2 a 3 metros. As suas folhas, tem forma de coração e os galhos são bem verdinhos e tem pelos marrons. Suas flores são hermafroditas ( possui dois sexos ) com cinco pétalas, tem forma de trombetas com cores bem chamativas, assim ô. 





          

       Bonitas que só né? eu fazendo minhas trilhas por Natuba, pelos sítios, pela reserva Itamatamirim, eu já vi muitas delas, e muito me chamou atenção por suas cores, seu cheiro. E ela não se resume ai não tá, tem mais. Por ser uma planta tropical e subtropical, aqui no nordeste ela se adaptou incrivelmente bem, nascendo em tudo que é canto, e se destacando pela sua alta capacidade de resistência ás condições climáticas, e por isso, ela foi considerada uma planta típica da Caatinga. 

VOCE SABIA ?
 
A Flor de Jitirana, é também uma planta MEDICINAL, e seu uso é antigo viu. 
   A infusão feita com as folhas é utilizada popularmente no tratamento de erupções cutâneas, especialmente aquelas acompanhadas por febre. De suas raízes são preparados remédios, que tem um ótimo efeito no combate contra hepatite . Suas folhas e raízes ficaram conhecidas de forma medicinal em 1978 através de citações nas pesquisas de  Manuel Pio Correia, que foi um renomado botânico, naturalista, geólogo e pesquisador, onde ele relata a utilização dessa especie como antidiarreico e antissifilítico, também foi citado a utilização das partes aéreas da planta como anti-inflamatório e antirreumático . Além disso é usado também o seu óleo  essencial para fragrâncias, e cosmético de pele. 

Gostaram pessoal?. Espero que sim, mais uma vez adorei estar aqui compartilhando com vocês mais um artigo. Deixa teu comentário, e compartilha com teus amigos visse?
Um Xero grande, e até a próxima. 

FONTES

MANUEL PIO CORREIA
FLOR DE JITIRANA BIOLOGIA
FLORA DA CAATINGA
IPOMOEA PURPUREA

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom e super interessante, também já vi muitas dessas por aqui mesmo👏👏🌺

    ResponderExcluir
  4. Muito bom conhecer um pouco mais da flora que temos na região, artigo topado de bom

    ResponderExcluir
  5. Que haja mais publicações como está, adorei 👏👏👏
    Diih aqui!

    ResponderExcluir
  6. Uou, excelente artigo! De tão comum que chega a ser pela nossa região, parece até que todo mundo sabe identifica-la, mas na verdade, só depois desse artigo é que eu vou saber reconhece-las. Também não me sentiria seguro em tomar seu chá, até essa leitura. 🙏👏✨🤍🍃

    ResponderExcluir
  7. Matéria Massa demais, amei a coloração da fonte com azul com a primeira imagem <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

VOCÊ CONHECE O PLANALTO DA BORBOREMA?

Carcará