O Rio Tapacurá é de Vitória !!!

     Olá, vitorienses!! Minha primeira passagem aqui no blog, então queria fazer uma breve apresentação, apesar que quem ouviu nossa participação no podcast TrepaBode já ouviu meu nome! mesmo assim; me chamo Caio Marcus  e sou novo colunista em Geotecnologia (Geotecnologia?!?), toda informação ou evento que  possa ser representada pelo espaço geográfico, eu estarei fazendo uma análise espacial e trarei artigos pra cá, geralmente expresso isso em mapas e tudo vai ficar mais claro até o final desse artigo, vem comigo!

    O Rio Tapacurá é o principal rio de Vitória de Santo Antão, e muito pouco discutido pelos políticos, pra quem nos acompanha pelo instagram vê que tocamos nesse assunto com frequência e é de suma importância discutirmos uns dos principais rios do Sistema Tapacurá, o segundo maior sistema de abastecimento de água do Grande Recife, atrás apenas do sistema de Pirapama. O Atual prefeito, Paulo Roberto, já declarou que irá fazer intervenções para recuperação do rio, entretanto sabemos também que existe uma grande sombra quando falamos do tapacurá que é o Projeto Via Tapacurá, mas mudando a perspectiva municipal, vocês conhecem o rio todo?? Produzi um mapa de localização do Rio e olha essa imagem abaixo:

Imagem 01: Produção Caio Marcus, Fonte: IBGE / ANA


Agora, vamos por partes:

RIO TAPACURÁ

- O Registro do rio foi pelo banco de dados da ANA ( Agencia Nacional das Águas), já os limites Municipais pelo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),

- Passa por 4 Municípios (da esquerda pra direita) Gravatá, Pombos, Vitória de Santo Antão e São Lourenço da Mata,

-Tem aproximadamente 68 km de extensão,

- Apenas 25% do rio passa por Zona Urbana,

- E desses 25%, Vitória de Santo Antão participa com 78%.



    São aproximadamente 13 km de extensão do leito que convivemos pela cidade, o Tapacurá é o principal rio de Vitória, mas é interessante observar que Vitória é a principal cidade do rio! ver a nossa responsabilidade de pôr esse recurso natural é o primeiro passo para uma consciência coletiva e começarmos a cobrar as devidas medidas, começando a discutir a grande poluição que ela já apresenta.  

Outro ponto interessante de observar do rio além da extensão é a localização(:) se vocês observarem no mapa depois de cruzar a zona urbana de pombos e a zona urbana de Vitória o rio só enfrenta zona rural, se tornando um ponto estratégico para implementação de alguma medida de tratamento do rio.


Agora queria fazer uma pergunta a VOCÊ!! Ficou claro pra você que a relevância do Rio está além do nosso limite municipal?? Nós não somos a causa de toda a poluição do rio mas podemos ser  consequência de um rio melhor para todos.

Queria agradecer a quem leu até aqui, e estou totalmente aberto pra tirar alguma dúvida. Pode comentar que irei responder! e fique acompanhando O POVO VITÒRIA, que não vai ser a ultima vez que falaremos do rio tapacurá que é NOSSO!




Fontes:

1- Catalago de Metadados da ANA 2- Malha Municipal do IBGE

3- Podcast TrepaBode #43 - Vox Populi Antonense (O Povo Vitória)

4- G1 - Manuntenção em Tapacurá deixa sem água 900mil moradores do Recife, Jaboatão, Camaragibe e São Lourenço (18/01/2021)

5- Instagram do O Povo Vitória


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

IPOMOEA CAIRICA, MAIS CONHECIDA COMO FLOR DE JITIRANA !

VOCÊ CONHECE O PLANALTO DA BORBOREMA?

Carcará