Ressignificando os dias atuais

 Algo que vem atingindo muitas pessoas  ultimamente é o grande medo de perder alguém, medo de morrer, medo do amanhã.


Pessoas tiveram que modificar seus modos de viver por conta de algo assustador: a pandemia.
Os encontros com pessoas que amamos tiveram que ser repensados para que a gente não corresse o risco de botar nossa vida e as dos nossos amigos e familiares em risco e a partir daí aquela presença tão significativa para nós passou a existir com menos frequência e somente nas telinhas do tablet, celular ou computador e os beijos e abraços também tiveram que deixar de existir. A partir daí mais uma palavra passou a fazer parte das nossas vidas: saudade. 

O medo passou a fazer parte dos dias de muitos, mas agora de forma mais intensa e muitas vezes chegando a ser até mesmo patológico. Junto com ele a ansiedade também passou a dominar a vida de muita gente, muitas vezes a mesma se tornava uma ansiedade generalizada e trazia consigo a falta de ar que é um sintoma que levava a pessoa a achar que havia sido infectada pelo novo Coronavírus e isso a deixava mais preocupada ainda com o amanhã.  
Diante da ansiedade motivada por algo novo e que tirou e ainda tem tirado muitas vidas muitas pessoas começaram a se perguntar "e agora? o que vou fazer?" e começavam os tão famosos pensamentos que se fazem presentes na mente ansiosa "e se acontecer isso? e se acontecer aquilo?".

Que tal dar um novo significado às formas de olhar para a vida e para os eventos que dela fazem parte? Saia um pouco, faça uma caminhada, pratique exercícios, encontre os amigos e familiares pela telinha enquanto não chega o grande momento daquele tão esperado e caloroso abraço, leia um novo livro, tire um tempo para você e tenha sempre consigo a certeza de que tudo passa.

Tudo depende da forma como a gente vê e encara a situação. Até os momentos mais difíceis da vida trarão algo de bom para nós, eles nos ensinam a lidar com o novo e nos mostram que tudo sempre nos trará um novo aprendizado.  Enquanto a pandemia não se vai desejo que você tenha sempre a certeza de que o amanhã poderá deixar de ser nublado e poderá se tornar tão lindo quanto o brilho do sol e o azul do mar. Nada melhor do que um dia após o outro para nos ajudar com as dificuldades que encontramos pelo caminho diariamente. 

 

Rita de Cássia de B. Pereira

Psicóloga

CRP 02/23855

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IPOMOEA CAIRICA, MAIS CONHECIDA COMO FLOR DE JITIRANA !

VOCÊ CONHECE O PLANALTO DA BORBOREMA?

Carcará