A GRALHA - CANCÃ

 

E aí pessoal, espero que vocês estejam bem. Andei um pouco sumida, estava meio ocupada com assuntos e dilemas do dia-dia, e com isso não estava tão criativa pra vim aqui compartilhar e conversar com vocês, mas andei vendo uns vídeos, fazendo umas pesquisas libertarias pra vim aqui ainda mais apaixonada pelo artigo, e espero envolver vocês assim como fui. Bora nessa?!  
Hoje eu vou falar sobre uma ave que faz parte do nosso
BIOMA CAATINGA, que também é um símbolo de representatividade assim como tantos que temos. O Gralha- Cancã, mas conhecido como cancã.

                                                 


A Gralha-cancã

  
é uma ave passeriforme da família Corvidae

Também conhecida como cancão no (Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e Bahia).
É considerada a voz da caatinga.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) kuanos = azul intenso, azul escuro; e korax = corvo; e do (grego) kuanos = azul escuro, azul intenso; e pögön = barba. ⇒ Corvo com a barba azul ou corvo com garganta azul.



Características

Pássaro de tamanho grande. Possui coloração deslumbrante nas cores branco e preto com linhas azuis que se assemelham com sobrancelha e olheira. Possui um canto alto semelhante a “cancão” e ao cantar levanta a cauda e a crista. Além deste canto “padrão”, possui uma gama variada de outras vocalizações que são utilizadas de acordo com a situação: alerta, chamado, etc. Também conseguem imitar outras aves. E ele não possui subespécie

ESPÉCIE SEM DIFORMISMO SEXUAL






ALIMENTAÇÃO


A gralha - cancã é onívora, comendo tudo, desde artrópodes, insetos, frutos, inclusive de várias cactáceas á ração de galinhas, se acessível. Alimenta-se também de pequenos roedores, pequenas cobras, peixes e até outras aves menores. O cancão é uma ave "fria" que mata suas presas com diversas pancadas na cabeça. Tem o interessante comportamento de "estocar" o alimento que não é ingerido na hora, para isso colhe o alimento, principalmente frutos e sementes, e voa se afastando cerca de 30 metros da fonte alimentar, desce ao solo  e aí deposita entre a matéria vegetal ou na terra mesmo o material colhido. Pode também estocar o alimento em ocos de árvores. Repete este procedimento várias vezes, se tornando um excelente disperso de sementes.  
 





Reprodução

A gralha-cancã constrói seus ninhos em árvores altas, com o formato de uma tigela larga, atapetada com folhas secas. Põe cerca de 3 ovos, que choca durante 2 semanas e meia.

 

Hábitos

Vive na caatinga, cerrado denso e em matas de galeria mais abertas.

Vivem em grupos de 3 a 9 indivíduos. São extremamente territorialistas e defendem agressivamente seu território da invasão de outros da mesma espécie.

Permanecem no estrato médio e baixo da vegetação e frequentemente vêm ao solo em busca de alimento. Se deslocam entre um ponto e outro sempre em voos curtos e baixos.

Como todos as espécies do gênero Cyanocorax, é uma ave inteligente, com estratégias de alimentação diversificadas. É hábil no voo acrobático. O cancão é muito curioso e barulhento. Descobre qualquer coisa estranha na mata e avisa a todos. Este comportamento é especialmente notado quando encontram uma cobra, neste momento dão gritos especiais e logo acodem outros companheiros e também outras aves, rodeiam-na a certa distância, ou mais geralmente mantêm-se em galhos a pouca altura, quase que em cima da cobra. Na caatinga vivem preferencialmente próximo as fontes de água, embora habitem áreas onde não existam fontes de água permanentes.




Distribuição Geográfica

É endêmica do Brasil. É uma ave típica das zonas semiáridas do Nordeste do Brasil, porém, por conta do desmatamento, tem-se expandido no Sudeste do país: já se encontra instalada no Espírito Santo e tem sido avistada no Estado do Rio de Janeiro.




 

Lindíssimo né galera?. No YouTube tem vários vídeos onde mostra mais curiosidades dessa linda ave que é voz do nosso Bioma. Espero que vocês tenham gostado, não esqueçam de deixar o comentário de vocês tá? Xero e até a próxima 



FONTES
GRALHA - CANCÃ
OS CANTOS DE ESPECIES DA GRALHA - CANCÃ

Comentários

  1. Parabéns pela matéria, muito importante principalmente pra nossa região!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal! parabéns pelo o trabalho!!!

    ResponderExcluir
  3. Sou de Contagem, MG. Avistei uma várias vezes no meu quintal. Resolvi fotografar e pesquisar a espécie. Interessante que estou em região habitada e observei que comia ovos deixados pelas galinhas após chocar outros.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!
    Eu amei!
    Ele apareceu no meu quintal, fiquei encantada, nunca tinha visto esse tipo de pássaro.
    Que Deus continue te abençoando com essas valiosas informações!😘

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

IPOMOEA CAIRICA, MAIS CONHECIDA COMO FLOR DE JITIRANA !

VOCÊ CONHECE O PLANALTO DA BORBOREMA?

Carcará