TATU PEBA

 E aí pessoal feliz ano novo pra geral, tudo bem com vocês? Bom, pra quem me segue no Instagram pessoal, eu fiz uma enquete mês passado, sugerindo dicas dos seguidores para um novo artigo, e assim promover uma maior interação com vocês, com a intenção de fazer um trabalho de pesquisa de forma mais coletiva, ressaltando os interesses e curiosidades de vocês aqui, e assim expandirmos juntos as ideias. E gente, vou falar viu?. Foi um sucesso, eu particularmente adorei ter essa experiência de escolher com vocês ideias novas, inclusive agradeço a todos que participaram, e cada dica, sugestão de tema, citado por vocês gostaria de deixar bem claro que será usado nesse e nos próximos artigos. Cada tema citado por vocês foi esplendido. Bom, o primeiro escolhido entre as sugestões foi o Tatu Peba, muito distribuído em todo território Brasileiro, e conhecidíssimo aqui né . E aí, bora conhecer um pouco mais? Chega!



                                    TATU PEBA


 Atualmente são encontrados 21 espécies de tatus na natureza, onde 11 espécies são encontrados no Brasil, e em todo território nordestino, entre elas o Euphractus Sexcinctus, conhecido como Tatu-Peba. Mas a pergunta que não quer calar é, qual a origem desse nome hein?
   O nome Tatu-Peba, pelo qual essa espécie é popularmente conhecida, tem origem tupi e significa '' Tatu Chato'', em menção ao formato do seu corpo. Já a expressão " Sexcinctus" significa, em latim '' seis cintas'', que é o numero mínimo de divisões da carapaça do Tatu-Peba. Massa né?

CLASSIFICAÇÃO DO TATU-PEBA

  
BIOLOGIA 

NOME CIENTIFICO; EUPHRACTUS SEXCINCTUS
REINO; ANIMALIA
CLASSE; MAMMALIA
ORDEM; CINGULATA
FAMÍLIA; DASYPODIDAE
SUBFAMÍLIA; EUPHRACTINAE
GENERO; EUPHRACTUS


HABITAT NATURAL

O Tatu-Peba, também conhecido como tatu peludo, ou tatu cascudo ou papa defunto, é a única espécie do gênero Euphractus. Pode ser encontrado na parte leste da américa do sul, incluindo Brasil, Uruguai, Paraguai, argentina e Bolívia. Também é possível encontra-lo nas savanas Sipaliwini, no Suriname. É um animal extremamente adaptável viu galera? 
 No brasil, é encontrado nas regiões da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Mata atlântica e campos sulinos. 





CARACTERÍSTICAS 

Sem a cauda, o Tatu-Peba pode chegar a medir mais de 40 cm de comprimento. A cauda, possui um tamanho que varia de 11 a 24 cm e o peso desse animal varia de 3 a 6,5 kg. Seu corpo é coberto por uma carapaça de coloração amarelada a marrom claro, que, por sua vez, é coberta por longos pelos brancos. Na carapaça, é possível encontrar de 2 a 4 glândulas, que soltam uma secreção de odor característico, utilizado tanto na demarcação da toca, quanto para atrair sexualmente outro individuo. 





HÁBITOS

Com suas garras grandes e fortes, o tatu peba cava o chão para construir sua toca que pode possuir de 1 a 2 metros de profundidade e, ao contrario de outras espécies, reutiliza com frequência a mesma toca. Além de garantir a moradia, a escavação também é importante na alimentação do Tatu-Peba. Quando cava em busca de alimento, os buracos são chamados de   '' fossados'' . As tocas também formam uma espécie de isolamento térmico, sendo que, em dias de extremo calor, a temperatura térmica no interior da toca pode ser de até 14 C° mais baixa que a temperatura do ambiente. Já em situação contrária, quando o clima externo está mais baixa de 20 C°, a temperatura interna da toca tende a subir até para 5 C°. Em geral quando os tatus se sentem ameaçados, eles cavam rapidamente tocas para se esconder dos predadores. Mas isso não ocorre com o Tatu-Peba, que prefere sair correndo até encontrar uma toca, já cavada para se esconder da possível situação de perigo. Com uma visão fraca, um olfato apurado do Tatu-Peba é o sentido mais utilizado, tanto na busca de alimento, quanto para detectar a presença de outros animais e etc. 
      É um animal diurno, mas pode, eventualmente estar ativo a noite. Prefere vegetações abertas próximos de florestas e podem, inclusive habitar áreas totalmente abertas 

 Com hábitos solitários esse animal, usualmente, só é visto com outro individuo da mesma espécie na época de reprodução e, no caso das fêmeas, quando seus filhotes ainda não atingiram a maturidade. Excepcionalmente esses animais podem se reunir em torno de uma carcaça grande de um animal morto, a fim de se alimentarem.




Não existe dimorfismo sexual evidente no Tatu-Peba, isto é, o macho e a fêmea não apresentam características físicas diferentes. Todavia, a identificação do sexo do animal ocorre facilmente através da observação dos órgãos sexuais. O Tatu-Peba atinge a maturidade sexual com 09 meses e tem uma expectativa de vida de até 18 anos 


ALIMENTAÇÃO 
 



O Tatu-Peba é uma espécie onívora, isso é, se alimenta tanto de vegetais, quanto de animais e em seu cardápio também está na lista invertebrados, carniças 
OBS : Por isso aqui, ele tem a fama de papa defunto viu gente? . Ele come sim carcaça de animais e já houve relatos de  serem vistos se alimentando de restos mortais humanos. Se alimenta também de pequenos vertebrados, como anfíbios, serpentes, aves e roedores. Além disso, também se alimenta de ovo. Para isso, o Tatu-Peba cava um túnel ate debaixo do ninho, acarretando na queda dos ovos para dentro do buraco, que se quebram ao bater uns nos outros. 
   A sua mordida não tem força para matar suas presas, portanto o Tatu-Peba é um predador oportunista e só se alimenta de vertebrados pequenos e de movimentos lentos. 


REPRODUÇÃO 

A gestação dessa espécie dura de 60 a65 dias, com o nascimento de 2 a 4 filhotes. A fêmea dá á luz dentro de uma toca, construída por ela mesma. Quando nascem, os filhotes pesam em torno de 95 a 115 gramas e permanecem de olhos fechados por cerca de 20 dias





CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE

De acordo com a lista vermelha da IUNC ( União internacional para Conservação da Natureza), não existe qualquer preocupação em relação a extinção dessa espécie, que pode ser encontrada  em abundancia na natureza. Apesar disso, eventualmente ocorre uma diminuição da população dessa espécie, em decorrência de vários fatores, como a perda de seu habitat, desmatamento, atropelamento e caça ilegal.   
  Em geral são caçados para servirem de alimento ou como forma de represália de donos de animais de criação, como bois e cavalos, visto que esses animais frequentemente se machucam ao pisar em uma toca feito pelo Tatu-Peba. Só um adendo que irei fazer aqui galera é sobre a caça ilegal do Tatu-Peba. Perante ao código 29 da lei 9.605/ 1998 na seção dos crimes contra a fauna prevê que, matar, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente ou desacordo com a obtida, tem como detenção pena de seis meses a um ano de prisão e multa. Outra coisa que queria compartilhar com vocês é sobre o risco que é o ato de consumir a carne do Tatu-Peba, vim ressaltar porque  é uma pratica muito comum aqui em outros locais. O Tatu-Peba é um deposito de micróbio transmissor da hanseníase, doenças de chagas e outros verminoses, como a micose pulmonar transmitida por um fungo que reside no solo. O fungo fica depositado no tatu, que é muito consumido e comercializado e que, ao ser capturado por seres humanos transmite a doença. O Ibama vem fazendo esse alerta sempre para a população não consumir a carne de tatu que de acordo com as pesquisas recentes nos Estados Unidos e Espirito Santo no Brasil, os bichos são depósitos de varias doenças sérias para saúde humana. Então vamos se ligar né galera, é um bicho fantástico, de inúmeras curiosidades que temos que deixar eles bem quietinhos e preservados no lugarzinho deles, beleza? 
Vou deixar um curto vídeo bem massa, do VIVA CAATINGA pra vocês verem ele em ação na natureza.

É isso ai galera, espero que gostem, foi e é feito com muito carinho e dedicação cada artigo compartilhado aqui tá?. Comentem, compartilhem com os amigos, e é nós demais. Xero e até a próxima! 



























Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

IPOMOEA CAIRICA, MAIS CONHECIDA COMO FLOR DE JITIRANA !

VOCÊ CONHECE O PLANALTO DA BORBOREMA?

Carcará